Uma pesquisa revelou que mais de 70 por cento de mexicanos está em total desacordo com as adoções de menores por parte de casais homossexuais, a pesar da recente aprovação da Suprema Corte de Justiça da Nação (SCJN).

O Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), recolheu uma série de pesquisa realizadas recentemente sobre as uniões homossexuais e a possibilidade de que possam adotar crianças.

A pesquisa realizada pelo Gabinete de Comunicação (GCE), mostrou que quando se perguntou aos mexicanos se eles aceitariam este tipo de adoções caso as crianças estivessem em situação de abandono, em 70.9 por cento dos casos os entrevistados expressaram sua contrariedade.

Segundo este mesmo estudo, 51.8 por cento disse estar contra as uniões homossexuais, e 30.8 por cento a favor enquanto 17.4 não sabe. Ademais, 38.8 por cento de consultados disse estar “totalmente em desacordo” com a sentença da SCJN, enquanto apenas 17 por cento dos entrevistados disse estar totalmente de acordo.

Um estudo em nível nacional difundido pelo jornal Reforma mostrou que a porcentagem de cidadãos opostos às uniões do mesmo sexo aumentou de 53 por cento (agosto de 2007), a 64 por cento. Além disto, 59 por cento indica que a decisão da SCJN de avalizar estes mal chamados “matrimônios” foi “incorreta”.

Por sua parte, o estudo –também em nível nacional-, do BCG-Excélsior, mostrou que 68 por cento dos mexicanos se opõem às adoções homossexuais; 77 por cento disse que esta medida “transtornaria o desenvolvimento da criança”, “não seria uma família normal” e  que isto “afeta a moral e os bons costumes”, entre outros argumentos.

Por outro lado, o SIAME informou que o rechaço às uniões homossexuais e sua possibilidade de adotar menores também se dá em outros países.

Por exemplo, no Paraguai, o jornal La Nación informou que 50 por cento considera as uniões do mesmo sexo como “muito ruins”. Ademais, as adoções homossexuais são rechaçadas por 95 por cento dos homens e 92 por cento das mulheres.
Na Costa Rica, 71 por cento dos consultados disse que votaria contra as uniões homossexuais no caso de serem consultados e no Peru, a companhia de Estudos de Mercados e Opinião Pública revelou que 71.5 por cento dos pesquisados rechaça os chamados “matrimônios” homossexuais. Na Colômbia este rechaço chega ao 77.3 por cento da população.

Do mesmo modo, segundo informação recolhida pelo site www.20minutos.es, na Grécia e Letônia 84 por cento está em contra as uniões homossexuais e em toda a União Européia 61 por cento rejeita a adoção por parte de casais do mesmo sexo.