O Escritório de Imprensa da Santa Sé fez informou que o Papa Bento  XVI recebeu esta manhã  em audiência no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo o Presidente de Israel, Shimon Peres, e nas conversas “desejou-se que auxilie a chegar a um acordo respeitoso”entre israelenses e palestinos.

O Vaticano informou que durante as conversas, desenvolvidos em um clima de cordialidade, recordou-se a peregrinação do Papa à Terra Santa em 2009.

“Acerca da retomada dos contatos diretos entre israelenses e Palestinos, programada para hoje, em Washington, desejou-se que auxilie a chegar a um acordo respeitoso das legítimas aspirações de ambos os Povos e seja capaz de levar a uma paz estável para a Terra Santa e toda a Região. Foi também reafirmada a condenação a toda a forma de violência e a necessidade de garantir a todas as populações da área melhores condições de vida. Não foram esquecidas a referência ao diálogo inter-religioso e um olhar de conjunto à situação internacional”, acrescenta o comunicado.

 O texto explica que “as conversas permitiram examinar também as relações entre o Estado de Israel e a Santa Sé e as das autoridades estatais com as comunidades católicas locais”.

“A esse respeito, sublinharam-se o significado muito particular da presença dessas últimas na Terra Santa e a contribuição que oferecem ao bem comum da sociedade, também através as escolas católicas. Enfim, tomou-se nota dos resultados obtidos pela Comissão bilateral de trabalho, empenhada há anos na elaboração de um Acordo relativo a questões de caráter econômico e esperou-se uma rápida conclusão do mesmo", conclui.

Peres se reuniu posteriormente com o Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de estado e com o Arcebispo Dominique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados.