O Papa Bento XVI fez um chamado aos seus ex-alunos do Ratzinger Schülerkreis (Círculo de Estudantes Ratzinger) a viverem em permanente escuta da Palavra do Senhor, seguindo o “estilo de Deus” e cada vez mais longe “da maneira dos pagãos”.

Na Missa que presidiu no centro de congressos Mariápolis de Castel Gandolfo junto a 40 ex-alunos seus, o Papa recordou que “seguimos vivendo como os pagãos: convidamos por reciprocidade só aquele que nos convidará de volta, damos àqueles nos darão. Mas o estilo de Deus é distinto: nós o  experimentamos na Santa Eucaristia”.

“Ele convida à sua mesa. Ele nos convida, nós que somos aleijados, cegos e surdos, que não temos nada para dar-lhe. Durante a Santa Missa, nos deixemos mover sobre tudo pela gratidão pelo fato de que Deus existe, que é como é, que é como é Jesus Cristo”, indicou.

“Pelo fato de que, apesar de que não temos nada para dar e estamos cheios de culpas, Ele nos convida à sua mesa, quer estar conosco. Mas aprendamos também a sentirmo-nos culpados pelo pouco que nos separamos do estilo pagão, porque vivemos muito pouco a novidade, o estilo de Deus. E por isso comecemos a Santa Missa pedindo perdão: um perdão que nos mude, que faça que nos tornemos mais parecidos com Deus, à sua imagem e semelhança”, afirmou.

A reunião do Bento XVI com seus ex-alunos começou no último 27 de agosto sob o tema “A Hermenêutica do Concílio Vaticano II”. Os ex-alunos compartilharam com o Santo Padre momentos de oração e reflexão.

Conforme informou a Rádio Vaticano, “o primeiro encontro do professor Ratzinger com seus antigos alunos ocorreu em março de 1977, quando foi nomeado arcebispo do Munique e Freising pelo Papa Paulo VI. Desde então a reunião se repete todos os anos, mesmo depois de sua eleição ao trono pontifício”.

Um dos ex-alunos participantes é o Bispo Hans-Jochen Jaschke, quem explicou que o Ratzinger Schülerkreis “é uma mistura entre um ‘clube de veteranos’ e um encontro acadêmico. Todos crescemos, nos desenvolvemos. Conhecemo-nos há tanto tempo”.

“Este ‘Schülerkreis’, ‘Círculo de estudantes’, foi fundado originalmente por nós, alunos. Logo, um dia, convidamos o professor e arcebispo de Munique, Ratzinger. Desde que é Papa foi ele quem tomou a iniciativa e começou a convidar-nos a Roma. Também hoje em dia se falamos com o Santo Padre, em um certo ponto volta a ser nosso velho professor”, indicou.
“No sábado passado, o Santo Padre passou um pouco de tempo conosco, constituímos dois grupos, um pela manhã, outro pela tarde. Era como nos velhos tempos, como algum dos cursos que tivemos com ele. Ele conduziu o encontro, escutou com muita atenção e a cada certo tempo intervinha. Foi uma discussão muito agradável, sóbria e amigável”, acrescentou Dom Jaschke.