O museu que se encontra no Santuário de Santa Rosa de Lima na capital peruana se prepara para receber a milhares de peregrinos que poderão apreciar relíquias e pinturas, que mostram a devoção que existe pela primeira Santa da América.

Assim, entre os objetos que podem ser apreciados está uma pintura que mostra a Santa de corpo inteiro e que foi venerado pelo almirante Miguel Grau –herói peruano da Guerra do Pacífico-, no interior do célebre navio Huáscar.

Fontes do museu relataram à agência Andina que "por essas casualidades da vida ou graça divina, o retrato não o acompanhou" no combate onde Grau perderia a vida, ficando como testemunho da fé do herói da batalha de Angamos.

Do mesmo modo, o museu guarda a fita de prata com pontas em seu interior que usava Santa Rosa a modo da coroa de espinhos que Jesus Cristo levou. Também se exibe a primeira coroa tecido em ouro e prata que foi posta ao redor da santa depois de sua morte.

Também se pode apreciar o retrato póstumo feito pelo próprio artista Medoro quatro horas após a morte da venerada santa latino-americana.

"No altar maior da igreja, os dominicanos conservam parte do corpo de Santa Rosa, como a Tíbia, o perônio e uma mecha de seus cabelos. Encontram-se igualmente à vista o anel que usava. Ali também estão a omoplata de São Martinho de Lima, outro santo peruano dominicano, e o pé de São Juan Macías, o santo espanhol evangelizador do Peru", relatou a agência Andina. Os crânios da Santa Rosa e São Martinho também descansam no Convento do Santo Domingo em Lima.

Dias atrás o Arcebispado de Lima lançou um "poço virtual" para que os devotos da Santa que não podem ir ao poço onde se depositam intenções a Santa Rosa, localizado no santuário a ela dedicado na capital peruana, enviem seus pedidos por e-mail com motivo de sua festa, que no peru se celebra hoje, 30 de setembro.

O endereço é: grupo_santarosa@hotmail.com