Os familiares dos 33 mineiros que permanecem soterrados a 700 metros em uma mina de Atacama no Chile agradeceram as palavras de apoio que o Papa Bento XVI pronunciou depois da oração do Ângelus dominical ontem em Castel Gandolfo.

O Papa saudou com afeto aos mineiros, encomendou-os à intercessão de São Lourenço e assegurou-lhes sua proximidade espiritual e contínuas orações.

“É muito importante que ele tenha enviado essa mensagem. Está tão longe e pensando em nós, nos 33 que estão abaixo, nas famílias que estamos aqui esperando que eles saiam", assinalou um dos familiares à Rádio Cooperativa.

Euselia Cabezas, mãe do mineiro Esteban Rojas, declarou ao jornal El Mercurio que está “feliz, contente e muito agradecida. Foi linda a saudação e o apoio que nos mandou o Papa desde a Itália. Todos recorremos a São Lourenço e a São Expedito nestes difíceis momentos".

Por sua parte, María Villegas, prima do mineiro Darío Segovia, expressou que “é bonito e emocionante escutar o apoio que nos enviou o Papa, porque ele está junto a Deus e isto é um espírito que manda a todas as famílias e para dentro da mina”.

Estima-se que as escavações para chegar até os mineiros podem tomar até quatro meses. Embora estes já recebam água, mantimentos, remédios e outros artigos de primeira necessidade o fator psicológico, nutricional e de saúde em geral, preocupam os peritos que estudam as estratégias para manter em boas condições os 33 mineiros soterrados desde o dia 5 de agosto que se alojam em um refúgio subterrâneo à espera do resgate.