Diante de uma multidão de mais de 60.000 fiéis que lotaram o Estádio Olímpico, o Cardeal Nicolas de Jesus López Rodríguez, Arcebispo de São Domingos, lançou o Terceiro Plano Pastoral da Arquidiocese.

O Cardeal dominicano explicou que o novo Plano Pastoral para despertar a identidade católica da Arquidiocese  foi preparado com muito esforço durante vários anos, e assinalou que “é um convite para que os filhos e filhas da Igreja entrem em um intenso e dinâmico processo de renovação e reorganização pastoral, inspirado na comunhão e a participação”.

A vida comunitária centrada em Jesus Cristo foi a alma da Igreja desde suas origens, e deve ser promovida em todos seus níveis”, disse.

O Cardeal López Rodríguez recordou que a Igreja de São Domingos foi chamada “primogênita da fé na América”, ao ser criada pelo Papa Julio II em 8 de agosto de 1511, por isso logo fará 500 anos de existência formal.

O Cardeal explicou além disso que o  Papa João Paulo II, na Novo Millennio Ineunte” “traçou certeiramente as grandes linhas e orientações com que a Igreja devia introduzir-se no Terceiro Milênio”; e explicou que “não se trata de inventar um novo programa, porque sempre existiu no Evangelho e a Tradição viva da Igreja”.

Acrescentou, entretanto, que o Papa deixou clara a necessidade de que “o programa formule orientações pastorais adequadas às condições de cada comunidade, que é exatamente o que o Terceiro Plano Pastoral da Arquidiocese persegue.

“O que hoje propomos a nossa Igreja exigiu intermináveis horas de trabalho exaustivo por parte da equipe responsável, de muitas pessoas no arcebispado, das treze zonas pastorais, das 189 paróquias, no clero, casa religiosas e o povo de Deus em geral”, destacou.

Durante a  celebração o Cardeal chamou os fiéis a orar pelo Presidente e pelos legisladores que têm a séria responsabilidade de elaborar e aprovar as leis; pelo Poder Judicial, ao que compete a administração da Justiça, e por todas as instituições públicas e privadas, que servem a nosso povo”.