O coordenador geral da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Dom Cessar Franco, afirmou que Madrid será impactada pela presença de milhares de jovens peregrinos que caminham para Deus "deixando no seu passo o bom aroma de Cristo".

Em declarações a um meio, o Prelado destacou a importância das JMJ e recordou que estas deixaram nas cidades que as acolheram "o bom aroma de Cristo". "É uma experiência comum que as pessoas, mesmo os que não acreditam, ficam impactadas pela alegria dos jovens, por suas boas ações (…). Naturalmente são jovens com suas virtudes e defeitos, mas vêm como peregrinos em busca daquilo que dá sentido à vida do homem: Deus, Cristo, a vida eterna", afirmou.

Nesse sentido, expressou sua confiança em que a Igreja na Espanha sairá fortalecida, pois em todos os lugares onde se celebrou a JMJ, "a Igreja recuperou confiança em si mesma, renasceram as vocações para o sacerdócio e a vida consagrada e se desfez o mito de que os jovens não querem saber de Cristo nem de sua Igreja".

Dom Franco reafirmou a importância que a Igreja dá aos jovens, pois eles "são o futuro em todas as ordens da vida. Também o futuro da Igreja"

O Prelado afirmou que os jovens devem animar-se a participar porque "com sua presença a Igreja é mais jovem e ele mais Igreja". Além disso experimentariam a universalidade da Igreja e fortaleceriam sua fé.

Do mesmo modo, destacou que a Espanha contribuirá à JMJ sua própria riqueza cultural, sua história e tradição, porque se trata de "uma nação de rica e fecunda tradição católica das mesmas origens do cristianismo".

Sobre o gasto que implica este tipo de eventos, o Prelado reconheceu que na Igreja "deverá ser feito de tudo", como levantar templos sempre que for necessário. Entretanto, afirmou que encontros como a JMJ "são necessários para a mesma missão evangelizadora da Igreja e por isso se fazem com a ajuda de todos. Disto é consciente nosso povo e ajuda com muita generosidade. Tudo o que faz a Igreja por desenvolver sua missão é importante".