Mais de mil pessoas se reuniram frente ao mundialmente famoso edifício Empire State de Nova Iorque para protestar pelo fato de que os seus donos se negaram a brindar uma homenagem à Madre Teresa de Calcutá por ocasião do centenário de seu nascimento.

O edifício mais alto de Manhattan está acostumado mudar de iluminação para comemorar fatos históricos e honrar personagens de todo tipo. Entretanto, seus donos se negaram a fazê-lo em honra da fundadora das Missionárias da Caridade alegando que não aceitam pedidos de grupos religiosos.

Entretanto, o Empire State foi iluminado para homenagear figuras religiosas como o Papa João Paulo II, Martin Luther King e até o Exército da Salvação que reúne protestantes, judeus, hindus e católicos.

Na protesta, organizada pela Catholic League, o advogado Raoul Felder recordou que o monumento comemorou a Revolução Comunista Chinesa, eventos caninos, lançamento de programas, eventos esportivos e até o lançamento de um vídeo da série televisiva Os Simpsons.

No dia da comemoração, o edifício foi iluminado com as cores vermelho, branco e azul para recordar os 90 anos do sufrágio feminino.

Ao meio dia, o Arcebispo de Nova Iorque, Dom Timothy Dolan, celebrou uma Missa na Catedral de São Patrício com dezenas de missionárias da caridade.

Junto a seu predecessor, o Cardeal Edward Egan, agradeceu a Deus pela vida da Madre Teresa, uma Santa que "viu o rosto de Deus em todos. Não queria que nos concentrássemos nela, mas em Jesus".

Os nova-iorquinos também participaram de uma Missa em honra à religiosa, organizada pela comunidade católica albanesa.