A Sala de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer na segunda-feira à tarde a mensagem do Papa João Paulo II aos participantes do terceiro Capítulo Geral Ordinário da Legião de Cristo que vem sendo celebrado em Roma.

O Papa envia uma saudação especial ao Fundador, Pai Marcial Maciel, bem como ao Padre Álvaro Corcuera, recém eleito Diretor Geral da Congregação dos Legionários e do Movimento “Regnum Christi”.

“Encontrai-vos -escreve o Santo Padre- em um momento histórico para a vida do Instituto, no qual se abre uma nova fase. Tivestes a sorte de caminhar durante 64 anos sob a guia de seu Fundador”.

“Assim –continuou- crescestes e vos desenvolvestes até alcançar a maturidade. Agora terão que continuar o caminho guiados pelo novo diretor geral, embora não faltem a companhia, o afeto paterno e a experiência do Padre Maciel, que renunciou a um novo período de governo. Isto vos compromete a custodiar, viver e transmitir fielmente os dons que por meio dele recebestes que Senhor".

João Paulo II destaca que agora devem “desenvolver a obra inspirada ao fundador, que trata de distinguir-se pela entrega no serviço à Igreja e a formação da juventude em sólidos princípios cristãos e humanos que, apoiados na liberdade e responsabilidade pessoal, contribuam a sua maturidade espiritual, social e cultural, em fidelidade ao Magistério e em plena comunhão com o Papa”.

Ao final, o Papa anima a “seguir irradiando espiritualidade e dinamismo apostólico, rico na diversidade de suas obras e aberto sempre a novas expressões, segundo as necessidades mais prementes da Igreja nos diversos tempos e lugares”.

“Fiéis ao carisma do Instituto e unidos firmemente à Rocha de Pedro, sua contribuição à missão evangelizadora da Igreja será realmente fecunda”, conclui o Pontífice.