O Papa Bento XVI manterá até o dia 30 de agosto um encontro com 40 ex-alunos no chamado Ratzinger Schülekreis, com quem desenvolverá o tema "A Hermenêutica do Concílio Vaticano II".

Segundo informação do L’Osservatore Romano –recolhida pela Rádio Vaticano-, o relator principal é o recém nomeado Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o Arcebispo Kurt Koch. O evento se desenvolve no centro de Congressos Mariapolis de Castel Gandolfo.

Dom Koch falará sobre o "Concílio Vaticano II entre tradição e inovação. A hermenêutica da reforma entre a hermenêutica de uma continuidade com ruptura e de uma continuidade não histórica", e sobre a "Sacrosanctum Concilium e a reforma pós-conciliar da liturgia".

Informou-se que a maioria dos participantes procede da Alemanha e da Áustria, embora também conste um italiano, um irlandês, um holandês, uma coreana e um hindu.

Entre as diversas atividades, está previsto que os participantes compareçam à oração do Ângelus dominical no pátio da residência pontifícia de Castel Gandolfo. Os encontros do Pontífice com seus ex-alunos datam de março de 1977, quando foi nomeado pelo Papa Paulo VI Arcebispo de Munique e Freising. Todos os anos se realizam estes eventos.