Os bispos do país repudiaram energicamente os assassinatos de 72 imigrantes da América Central e do Sul, que pretendiam chegar aos Estados Unidos, no Município de San Fernando em Tamaulipas, México, supostamente perpetrados por grupos de narcotraficantes.

“O atroz assassinato de 72 pessoas inocentes ocorrido no Estado de Tamaulipas é um lamentável fato que não pode ficar impune”, sustenta o comunicado assinado por Dom Víctor René Rodríguez Gómez, Secretário Geral da CEM e Bispo Auxiliar de Texcoco.

“Este massacre nos enche de dor, preocupação e indignação pela fúria com que opera o crime organizado, enquanto que os distintos níveis de governo com muitos esforços, e não sempre com os resultados que a sociedade queria ver, procuram conter esta onda de violência e insegurança que açoita a nossa Pátria”, acrescenta o texto.

Os bispos sustentam que “assim como exigimos que as autoridades de nosso vizinho país tratem com respeito e dignidade a nossos concidadãos, no México, por parte dos Poderes da União e da mesma sociedade, devemos aplicar a todos aqueles que cruzam nossas fronteiras em busca de uma melhor qualidade de vida, um trato respeitoso e justo sem denegrir seus direitos”.

Os pastores se solidarizaram com as famílias das vítimas, com Dom Faustino Armendáriz, Bispo de Matamoros, e com as Igrejas irmãs da América Central e do Sul.  A identificação dos corpos e das nacionalidades dos imigrantes assassinados segue em andamento.