A Superiora Geral das Missionárias da Caridade, Madre Mary Prema, destacou a vida da Madre Teresa de Calcutá e afirmou que a Beata entendeu sua vida "como a tarefa de amar a Jesus e transmitir esse amor a todas as pessoas em torno dela. Este era o seu único objetivo".

Ao celebrar cem anos do nascimento desta Beata, hoje, 26 de agosto, a religiosa afirmou à agência Fides que a transmissão da experiência de Jesus "é a herança que (a fundadora) deixou-nos", porque através de sua vida aproximava as pessoas a Deus. "Ela não predicava mas com sua vida dava testemunho", assinalou.

A Superiora disse que muitas das pessoas que se aproximaram da Madre Teresa são hindus, e embora não tenham se convertido ao cristianismo logo do encontro com a Beata, "começaram a ver a vida e seu trabalho com outros olhos e se tornaram outras pessoas, que vivem de uma maneira distinta, segundo o amor e a misericórdia, ao interior de suas famílias. Há muitíssimos exemplos".

Do mesmo modo, indicou que a Madre Teresa também deixou o ensinamento de permitir que Deus tome as decisões de por onde deve ir a congregação.

"Nós não fazemos programas para os próximos 10 anos. Procuramos seguir abertas ao que Deus nos peça. Só Jesus nos dirá qual é o próximo passo. Por isso, seguindo o espírito da Madre, não sou eu quem exerce o controle: é Deus quem toma as decisões", afirmou, e acrescentou que a Beata exortou as religiosas a serem cada vez mais santas.

Do mesmo modo, sobre os desafios do novo milênio, a Madre Prema pôs como exemplo a experiência da fundadora no caso do HIV/AIDS.

"Ela abriu em Nova Iorque uma casa para as vítimas desta enfermidade. Era central o acompanhamento aos doentes na fase terminal. Neste então não existiam ainda remédios para ter sob controle o vírus. Que sofrimento! A Madre Teresa ao seu tempo escutou a Jesus e mantinha sempre um ouvido aberto aos problemas do mundo. Deste modo também nós devemos escutar a Jesus e sermos generosas. Ela era muito generosa com Deus e com quem sofria. Nisto queremos imitá-la", afirmou.

Na extensa entrevista, a Madre Prema também se referiu ao tema do sofrimento e reafirmou que este não é um castigo, embora Deus o permita para que os seres humanos possam tirar proveito e aproximar-se dele "e pedir a graça de suportar e saber viver esse sofrimento".

"Assim nos tornamos capazes de entender que este mundo e esta vida não são a meta suprema, mas que existe algo mais: a vida da alma que –quando aceita verdadeiramente o sofrimento– é purificada", afirmou.

Finalmente, disse que a canonização não é tão importante, pois "todos sabem que ela é santa. Tanto para hindus como para cristãos, aqui em Calcutá e na maior parte de lugares nos quais estamos presentes isto não fica em dúvida".

"Todos esperam um milagre…mas a mesma Madre Teresa era o milagre para o mundo e para a humanidade", afirmou.

A entrevista completa pode ser vista em: http://www.fides.org/aree/news/newsdet.php?idnews=18199&lan=por