O Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, Cardeal Paul Josef Cordes, informou que o Papa Bento XVI enviou uma ajuda ao Paquistão para atender as pessoas afetadas pelas inundações que até o momento cobraram a vida de mais de mil pessoas e deixaram 20 milhões de danificados.

Em diálogo com a Rádio Vaticano, o Cardeal disse que "enviamos em nome do Papa uma ajuda à Cáritas, mas se vê que não só é necessária a ajuda material mas também é preciso mandar uma mensagem que vá além da vida terrestre".

O Cardeal disse também que tem "muita confiança na sensibilidade dos homens e das mulheres de hoje. Nós do dicastério Cor Unum colocamos ante nossos cristãos o grande dever de não reduzir a ajuda. Agora precisamente iremos a Czestochowa para realizar um retiro com os responsáveis por todas as Cáritas européias, para pôr em prática o que o Papa disse em sua Encíclica Deus Caritas est: que a caridade do homem nasce do amor de Deus e que nós os cristãos, temos que viver isto".

O Presidente do chamado dicastério fez estas declarações no Encontro de Rimini que se realiza em Roma até o dia 29 de agosto aonde se trata importantes tema como os direitos humanos, a defesa da vida e a esperança ante desastres como os do Haiti.