Diversos bispos da Igreja Católica, religiosos, representantes de organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e leigos assistiram ao debate promovido pela REDE APARECIDA e TV Canção Nova, entre os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), no qual responderam aos temas propostos pela comunidade cristã. A candidata Dilma Rousseff (PT) não participou do encontro e justificou a ausência, em nota aos organizadores, por questões de agenda.

 A equipe do A12.com, o portal oficial do santuário da Mãe Aparecida fez a cobertura do debate pelas redes sociais do Portal e entrevistou alguns dos líderes da Igreja presentes no auditório da Faculdade Santa Marcelina, onde o debate ocorreu.

Em suas declarações ao A12.com o arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, destacou a Lei do Ficha Limpa e o papel da Igreja no discernimento dos eleitores antes do primeiro turno da eleição no dia 3 de outubro.
“É muito positivo que a Igreja tenha iniciativas como essa para auxiliar o eleitor a refletir sobre assuntos que não são destacados em outros debates. Desta forma, nossos eleitores católicos podem ouvir diretamente dos candidatos um posicionamento claro sobre temas que nos preocupam”, disse o arcebispo.

Em sua entrevista ao A12.com o arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) e presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social, Dom Orani João Tempesta avaliou a iniciativa do encontro entre os candidatos e disse que a Igreja apenas cumpre o seu papel de orientar os eleitores para que escolham bem na hora do voto.

“A Igreja não apóia o candidato ou partido, mas orienta aos cristãos para que escolham bem as pessoas que serão os nossos futuros representantes”, disse Dom Tempesta.

O bispo de Paracatu (MG) e representante da CNBB na Pastoral do Menor, Dom Leonardo de Miranda Pereira, que também esteve presente no debate, falou sobre sua preocupação com a proteção às cláusulas pétreas e a questão da redução da maioridade penal.

O bispo auxiliar na arquidiocese de São Paulo, Dom Milton Kenan Júnior, avaliou o debate como um grande serviço que as TVs de inspiração católica prestam ao país.

Para ver o debate na íntegra na página da Rede Aparecida visite:
http://www.a12.com/tv/multimidia/video.asp?vid=debate_tvs_catolicas_na_integra__rede_aparecida_e_tv_cancao_nova.html