No dia 28 de janeiro, Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, reuniram-se em um evento organizado pelo Ministério da Saúde todas as organizações que se empenham em combater a doença, entre eles a Pastoral da Criança.

Segundo a Pastoral, neste encontro foram lançadas as metas, que visam alcançar a eliminação da doença em todo o território até o final de 2005, além de eliminar a hanseníase  em âmbito estadual e municipal, até 2010.

Foi estipulado também  melhorar a  qualidade das informações e da divulgação, a participação da comunidade  e da sociedade organizada na abordagem de universalização da cura da Hanseníase como ação de Saúde Pública; continuar as ações para que todas unidades de saúde de rede básica realizem o diagnóstico e o tratamento da Hanseníase; e implantação de política de reestruturação de antigos hospitais-colônia.

A Pastoral da Criança avaliou alguns indicadores que apontam a bons resultados na campanha para eliminação da hanseníase de 2004 nos municípios prioritários. O número de crianças levadas aos postos de  saúde nestes municípios subiu 11% em relação ao segundo e o terceiro trimestres do ano passado. Este aumento representa o dobro da média nacional na Pastoral da Criança e pode ser um sinal de que a campanha promovida no ano de 2004, com o apoio da Pastoral da Criança, motivou a busca pelo serviço de saúde.

No primeiro trimestre de 2004, 18% das crianças acompanhadas foram levadas aos postos de saúde. No segundo trimestre, este número subiu para 23% e, no terceiro trimestre, para 26%. Outros dados significativos verificados entre o segundo e terceiro trimestres de 2004 foram a diminuição de 7% no número de crianças desnutridas e de 15% no número de crianças não atendidas pelo serviço de saúde.Esta última informação pode significar ampliação do acesso aos serviços para as crianças e indica  a tendência de melhoria da média nacional.

A Pastoral da Criança está presente nos  206 municípios prioritários com 15.193 voluntários que acompanham 132.160 crianças, pertencentes a 94.826 famílias de 2.316 comunidades.