Durante seu sínodo geral em St. Catherine, Ontário, os anglicanos do Canadá aprovaram uma resolução que espedicificamente reconhece “a integridade e santidade das relações comprometidas entre adultos do mesmo sexo”.

Embora os líderes do sínodo queriam postergar para 2007 a decisão sobre a  celebração de matrimônios homossexuais no seio da comunidade anglicana, o comunicado explica que o debate sobre assuntos relacionados com a homossexualidade foi retomado na presente reunião com a participação de jovens delegados que teriam pressionado a decisão.

Um delegado justificou a polêmica decisão alegando que as pessoas homossexuais poderiam experimentar  “sentimentos de rejeição” se não tivessem suas uniões reconhecidas como equivalentes ao matrimônio.

A resolução –que se alinha à postural do controvertido bispo homossexual Gene Robinson e se afasta da maioria dos anglicanos, localizados na África– foi apresentada por Garth Bulmer, líder anglicano de Ottawa, e Dennis Drainville de Montreal.

Drainville fundamentou o uso da palavra “santidade” para classificar as uniões  homossexuais porque segundo ele “Deus está no meio da relação entre dois companheiros comprometidos”.