Uma fonte do Arcebispado de Havana informou que a gestão fundamental da viagem do Cardeal Jaime Ortega aos Estados Unidos foi pedir ao Governo que acolha os ex-detentos políticos que desejem viajar a este país.

"Essa foi a gestão fundamental da última viagem do Cardeal a Washington, interceder ante as autoridades norte-americanas para que atendam à reclamação destas pessoas que, por uma questão humanitária, querem viajar aos EUA", disse Orlando Márquez, porta-voz do Arcebispado de Havana à agência AFP.

Ele acrescentou que "o Cardeal estima que sua mediação não conclui quando as pessoas saem do país, e prestando atenção ao interesse destas pessoas, de alguns deles, de emigrar aos Estados Unidos, aproveitou essa viagem para mediar por eles ali ante as autoridades norte-americanas".

Márquez indicou que o pedido do Cardeal foi acolhido pelas autoridades dos Estados Unidos, "que disseram este seria considerado".

Como se recorda, o Arcebispo de Havana viajou a Washington na primeira semana de agosto para receber uma condecoração dos Cavaleiros de Colombo, e aproveitou para reunir-se com altos funcionários da administração de Barack Obama.

Por sua parte, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Philp Crowley, disse que "alguns dos (libertos) que viajaram de Cuba à Espanha indagaram sobre a possibilidade de vir aos Estados Unidos. Nós avaliaremos os casos um por um".