O porta-voz da Arquidiocese do México, Pe. Hugo Valdemar, disse que as recentes declarações em um programa televisivo do subdiretor de rádio e televisão desta diocese, Pe. José de Jesús Aguilar Valdés, não supõem um conflito ao interior da Igreja nem a retirada do apoio dela ao Cardeal Juan Sandoval (Arcebispo de Guadalajara) em relação ao tema da adoção homossexual, rechaçada por todo o Episcopado de maneira cortante por atentar contra a ordem natural.

Em comunicação telefônica com a agência ACI Prensa, o Pe. Valdemar explicou que as recentes declarações do Pe. Aguilar, tergiversadas por alguns meios, "de maneira nenhuma supõem que se tenha retirado o apoio ao Cardeal Sandoval. A Arquidiocese do México segue firme em sua postura de defesa como já o fizera todo o Episcopado mexicano".

Sobre este tema, o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME) publica esta segunda-feira uma entrevista com o Pe. José de Jesús Aguilar na qual ele explica que no programa televisivo ao que foi convidado o fim de semana passado expressou "a posição da Igreja sobre o matrimônio entre homem e mulher, elevado a sacramento" e "a importância de que a família esteja cimentada na figura de um pai e de uma mãe. Também afirmei que a Igreja não rechaça os homossexuais e os convida a procurar a salvação seguindo o chamado de sua consciência".

O sacerdote denuncia logo a manipulação de suas declarações de diversos meios e explica que "alguns, com toda premeditação, tiram de contexto algumas ideias minhas ou mudaram algumas palavras para escandalizar sobre algo que eu não disse", chegando a assinalar inclusive que a Igreja estaria cheia de homossexuais e que em realidade Ela sim admite a adoção para estes casais.

O Pe. Aguilar refere também que só uns poucos buscaram estar "mais apegados à objetividade, esforçaram-se por contextualizar que o rechaço da Igreja às adoções por parte de casais do mesmo sexo não constitui um rechaço à pessoa humana nem um ódio a quem é homossexuais".

Seguidamente indica que suas declarações no programa de TV não são um aval nem uma autorização da Arquidiocese do México para a adoção homossexual: "De maneira nenhuma. Eu comentei uma historia sobre que em certa ocasião se aproximou de mim uma pessoa homossexual que educou uma criança; nunca manifestou ante ele suas preferências sexuais e ademais nunca teve companheiro enquanto o educou. Mencionei que o adotou com as leis antigas e como solteiro. Esta historia foi tirada de contexto".

"Afirmou-se que eu assegurei conhecer numerosos casais homossexuais que educaram crianças e estes se encontravam bem. Isto é falso", acrescentou o sacerdote.

Seguidamente explica que não existe "de maneira nenhuma" discrepância ente o Arcebispado do México e o Cardeal Juan Sandoval. "Tanto o Cardeal Norberto Rivera Carrera como os bispos da Conferência do Episcopado Mexicano mostraram sua solidariedade com o Arcebispo de Guadalajara em sua valiosa defesa da vida e os valores familiares", ressaltou.

"Por minha parte, sou fiel ao magistério da Igreja Católica e aos seus pastores, em cuja sabedoria sempre se procurou a dignidade do ser humano; isto implica que a Igreja, como disse o Cardeal Norberto Rivera, ama os homossexuais e põe todos os meios para que possam alcançar a salvação. Lamento que se esteja interpretando mal esta caridade eclesiástica com a aprovação de leis que transgridem o ideal da família", concluiu.