A Igreja Católica na Rússia também se mobilizou para ajudar as vítimas dos grandes incêndios que nas últimas semanas devastaram grandes territórios do país.

Nos últimos dias, assinalou o L’Osservatore Romano, uma delegação da Arquidiocese de Mãe de Deus de Moscou visitou o distrito de Melenkovsky, na província de Vladimir, a 200 quilômetros da capital), uma das zonas mais golpeadas pelo desastre. Os membros se encontraram com os administradores locais, constatando a grande quantidade de danos nas localidades de Yuzhny e Kamenka, onde a metade das casas foram destruídas pelo fogo. Muitos dos que ficaram sem casa são anciãos, deficientes físicos e crianças.

Logo depois da visita a Arquidiocese iniciou um plano com a Cáritas que já começou a proporcionar água potável, tanques e outras ajudas que começou a instalar na escola das duas localidades mencionadas.

Nestes momentos se realizam também diversas coletas para recolher mantimentos e remédios. Nas próximas semanas a Cáritas da Alemanha também enviará roupa de inverno dado que a estação mais fria começa em setembro, em espera de que o governo entregue as primeiras casas aos danificados.