O Diretor das Pontifícias Obras Missionárias no Paquistão (POM), Pe. Mario Rodrigues, declarou que as inundações que golpearam o Paquistão "são um fato sem precedentes: prevê-se que o número de vítimas superará ao de catástrofes como o tsunami de 2004 ou o terremoto do Haiti. Urge uma mobilização humanitária".

Em declarações à agência Fides, o sacerdote disse que tanto as POM como a Cáritas estão fazendo todo o possível por ajudar os danificados pelas inundações, gerando um movimento de solidariedade onde "os fiéis católicos dão tudo o que têm".

Explicou que entre os deslocados e que ficaram sem lar somam 20 milhões de vítimas. Os mortos são uns dois mil e o Presidente do Paquistão, Ali Zardari, disse que as conseqüências serão sentidas em todo o país, tanto em nível social como econômico.

"Será necessário trabalhar na reconstrução em longo prazo, para garantir novamente a sustentabilidade econômica e social a milhares de famílias, especialmente aos agricultores e boiadeiros", indicou o diretor das POM no Paquistão.

Com respeito à mobilização da minoria católica, que é pouco mais de um por cento da população, indicou que não regulou esforços e com espírito de caridade fraterna contribui "nas obras de socorro e se estão doando ao próximo sem reservas".

O sacerdote informou que as POM criaram campos de acolhida em diversas paróquias e estão organizando uma coleta para os refugiados que está sendo bem recebida pela população. "Pedimos ajuda concreta mas também a oração de todos os fiéis do mundo", concluiu.