O Presidente da Conferência Episcopal do Chile (CECh), Dom Alejandro Goic Karmelic, assinalou que "a vida dos 33 mineiros em Atacama é uma notícia que nos enche de esperança. Compartilhamos a natural alegria de tantos irmãos que no Chile e no mundo se regozijam por este triunfo da vida".

Em um texto titulado "Obrigado Senhor pela vida" dado a conhecer hoje pela CECh, o também Bispo de Rancagua assinala que "damos graças a Deus porque seu amor se faz presente em forma maravilhosa em sua Criação. Hoje, encontrar vivos estes trabalhadores surpreende e remexe nossas humanas certezas. Quando a vida é um milagre, elogiamos e bendizemos o Senhor da Vida".

O Prelado agradece também pela "fé do nosso povo, pela invocação espontânea do nome de Deus que ouvimos este domingo em tantas pessoas. Agradecemos o imenso amor a Jesus que tanta gente simples demonstrou nestes dias, também em suas expressões de devoção à Virgem Maria, a São Lourenço e outros Santos".

"Alegra-nos comprovar a vontade expressa por diversos setores no sentido de procurar condições mais dignas para tantos trabalhadores que se desempenham em condições precárias".

Dirigindo-se aos mineiros aos quais irão entregando água e comida através de tubos de plástico, o Bispo expressa "nossa proximidade e comprometemos nossa oração para que o Espírito divino os fortaleça nesta hora".

"E a todos os que acreditam em Cristo, pedimos que sigam rezando ao Pai de bondade durante os dias que vêm, para que as operações de resgate culminem com êxito.

Queira nosso Deus que o nome deste Acampamento, ‘ESPERANÇA’, seja o lema que oriente o caminhar do Chile em seu Bicentenário", conclui.