A Campanha pastoral promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com lançamento no início da Quaresma de 2005, tem como tema Solidariedade e Paz e em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), fará pela segunda vez uma campanha Ecumênica, reunindo cristãos e de diferentes igrejas do país em torno de um mesmo propósito: a promoção da paz.

Com o tema Solidariedade e Paz e com o lema "Felizes os que promovem a paz" visa estimular a busca pela paz com o intuito de ajudar a superar a violência e promover a solidariedade, construindo uma cultura de paz.

Uma de suas ações será as Coleta Ecumênica da Solidariedade, que destinará os recursos a projetos ligados a temas como paz, cidadania, direitos humanos e o combate à violência atuando em organizações como o Viva Rio, Pastoral da Criança e Semana Social Brasileira, entre outros.

Do total arrecadado, 60% será destinado ao Fundo Diocesano de Solidariedade, para serem utilizados pelas dioceses em iniciativas locais e os outros 40% para o Fundo Ecumênico de Solidariedade Nacional, administrados por três entidades: a Cáritas Brasileira, organismo da CNBB, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e o Conic.

A abertura oficial da Campanha será na Quarta-feira de Cinzas, dia 9 de fevereiro, com uma coletiva. Estarão presentes o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, José Antônio Aparecido Tosi; o pastor da Igreja Presbiteriana Independente, Pastor Osmar; o pastor da Igreja Aliança Batista, pastor Marcos; e o responsável pelo Centro de Estudos Bíblicos Ecumênico, Padre Luís Sartorel.