O Escritório de Comunicações de Copiapó, diocese em cujo território se encontra a mina San José onde estão soterrados há 17 dias 33 mineiros, informou que estes deram sinais de vida. O bispo diocesano, Dom Gaspar Quintana, expressou sua alegria pela notícia que "toda a comunidade considerou um milagre". Agora vem a etapa crucial de tirá-los dali.

No dia em que a Igreja recorda a Virgem como Maria Rainha, os familiares dos mineiros ouviram do mesmo Presidente do Chile, Sebastián Piñera, esta boa notícia. Dom Quintana soube a notícia de maneira extra-oficial quando se dirigia em uma caminhonete a celebrar a Missa de 3:00 p.m. no acampamento nos subúrbios da mina San José.

O Prelado celebrou a Eucaristia com o Pe. Francisco Javier Medina e acompanhou os familiares como tem feito até agora. Dom Quintana assinalou que agora vem a "etapa crucial de tirar estes 33 mineiros o antes possível, por isso chamou a compartilhar esta imensa boa notícia com alegria, e ao mesmo tempo com paciência e renovada esperança".

Desde o dia 10 de agosto no acampamento a imagem original da Virgem da Candelária vem acompanhando os familiares e, segundo assinala a nota da diocese de Copiapó, a imagem "permanecerá na jazida acompanhando as famílias até o fim das tarefas de resgate".