O Papa João Paulo II enviou o Arcebispo Paul Josef Cordes, presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum”, como enviado especial ao sudeste asiático e dirigiu uma mensagem onde exorta a que “esta catástrofe sirva, com a graça de Deus, para criar um futuro de maior generosidade, cooperação e unidade a serviço do bem comum”.

Na mensagem, datada de 22 de janeiro, o Santo Padre pediu ao Prelado que transmita sua proximidade e solidariedade “a todos os afetados pela tragédia do tsunami e suas conseqüências”.

“A enorme devastação e perda de vidas provocadas pelo recente maremoto no Sudeste asiático suscitaram em todo mundo uma vasta reação acompanhada de uma mobilização maciça para contribuir com ajuda humanitária”, afirmou o Papa e adicionou que “estou profundamente agradecido pelos esforços do Pontifício Conselho 'Cor Unum' e dos numerosos organismos beneficentes católicos para ajudar às pessoas afetadas por esta terrível catástrofe natural”.

O Pontífice expressou que “reza para que a solidariedade demonstrada por nossos irmãos e irmãs em todo mundo seja fonte de ânimo, perseverança e esperança para todos na grande tarefa de reconstrução. Convido ao mesmo tempo aos seguidores das diversas religiões a trabalhar juntos para oferecer consolo e ajuda aos que o necessitam”.

“Que esta catástrofe sirva, com a graça de Deus,  para criar um futuro de maior generosidade, cooperação e unidade ao serviço do bem comum por parte dos indivíduos, os povos e as nações!”, acrescentou.

“Espero que a comunidade cristã se veja impulsionada a uma confiança mais profunda na misteriosa providência de Deus e a uma união cada vez maior com o Senhor Jesus no mistério de seu sofrimento e Ressurreição. Invoco para as autoridades civis e para todos os comprometidos na tarefa de ajuda os dons divinos da sabedoria e a fortaleza”, concluiu o Santo Padre.

Por sua vez, o Conselho “Cor Unum” publicou um comunicado onde recordou que o objetivo da viagem a Ásia do Arcebispo Cordes é “testemunhar em pessoa a proximidade e a solidariedade do Papa e da Igreja aos que sofrem as conseqüências do maremoto e, ao mesmo tempo, contribuir à coordenação das múltiplos iniciativas dos organismos católicos que trabalham na zona desde aquele dramático 26 de dezembro”.

O Arcebispo se encontra visitando o Indonésia desde em 29 de janeiro e em 2 de fevereiro viajará ao Sri Lanka até  sexta-feira 4. O Prelado, a quem acompanha o subsecretário de “Cor Unum”, Dom. Giovanni Pietro Dal Toso, irá se reunir com as autoridades religiosas e civis, assim como com representantes de Cáritas e outras organizações não governamentais católicas presentes nesses países. Do mesmo modo, o Arcebispo celebrará diversas Missas pelo descanso eterno das vítimas do tsunami.