O Secretário do Pontifício Conselho para os Migrantes e Itinerantes, Dom Agostino Marchetto, assinalou que as deportação de ciganos que realiza a França são contrárias à lei, não só deste país mas de toda a Europa.

Assim o assinalou o Prelado depois do início nesta quinta-feira do plano de deportações de ciganos à Romênia, depois das advertências do presidente Nicolas Sarkozy, que tinha anunciado que desmantelaria os acampamentos ilegais desta comunidade.

Em meio de uma polêmica aberta na França e na Comunidade Européia, na quinta-feira partiu o primeiro avião com os ciganos romenos, ao qual segundo as autoridades seguirão outros dois vôos, no próximo 26 de agosto e sucessivamente no fim de setembro, até cumprir a quota de 700 deportados.

Dom Marchetto, segundo a nota de Rádio Vaticano, assinala que não se pode tomar decisões contra comunidades inteiras esquecendo o indivíduo em primeira pessoa.

O Secretário do mencionado dicastério assinalou que a medida do governo da França "não só vai contra a legislação européia mas da lei francesa que prevê a criação de acampamentos para a etnia cigana, tal como acontece em outros países da União Européia".

Neste marco esta sexta-feira uns oito mil ciganos e nômades se encontraram no Santuário da Virgem de Lourdes para celebrar sua peregrinação anual que concluirá o próximo 25 de agosto. Como cada ano será representada a translação do peregrino de Nossa Senhora dos Ciganos na Gruta, com a Santa Missa celebrada por Dom Raymond Centéne, bispo de Vannes.