Em uma Missa presidida ontem pelo Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errazúriz, centenas de chilenos celebraram a festa de São Alberto Hurtado, fundador do Lar de Cristo que deixou como lição a vida entregue ao Senhor e a outros e quem ensina que para viver intensamente a caridade é necessário que os homens e mulheres de hoje "olhem o mundo com os olhos de Deus".

Na Eucaristia celebrada no Santuário do Padre Hurtado em Santiago no marco do Mês da Solidariedade, o Cardeal recordou a pergunta que sempre fazia o santo jesuíta: "O que faria Cristo em meu lugar?" ante um país que "necessita um lar, porque Cristo está sem lar entre nós".

Por outro lado, o Superior Provincial Jesuíta que pronunciou a homilia, Pe. Eugenio Valenzuela, ressaltou o exemplo de São Alberto que com sua obra "contribuiu à alma do Chile" e recordou que este santo "é um daqueles que ao longo de nossa história se preocuparam de que cada homem e mulher desta terra fosse tratado com a dignidade que se merece".

Seguidamente disse que o terremoto do passado fevereiro mostrou "os desiguais padrões com que tínhamos construído, a vulnerabilidade e pobreza de tantos. A exclusão e a desigualdade persistem em nosso país".

"Há algumas semanas a reação que vimos ante a petição de indulto de nossos pastores explicitou que a compaixão e solidariedade que experimentamos em torno do terremoto não alcançam aqueles nossos irmãos privados de sua liberdade, amontoados, em condições injustas e pouco humanas", continuou.

Também teve palavras de ânimo para com os 34 operários soterrados na mina de San José e suas famílias, e disse logo que ante a crise atual que se vive "o que o país necessita de nós é que como o Padre Hurtado sejamos homens e mulheres capazes de olhar o que está acontecendo com os olhos de Deus".

Ao final da Missa o Cardeal Errázuriz pediu a Deus a bênção para os jesuítas, para os que ajudam os pobres e de maneira especial para os mineiros de San José e "por todos os que sofrem por diversas razões no país".