O documento "A homossexualidade. Algumas considerações para o debate atual", escrito pelo Bispo Auxiliar de Santiago, Dom Fernando Chomali, foi reimpresso ante o pedido de contar com antecedentes científicos, antropológicos, éticos e jurídicos sobre as pessoas e as relações homossexuais.

Os co-autores do documento são a professora María Alejandra Carrasco, a psicóloga María Marcela Ferrer, a enfermeira universitária Paulina Johnson e o médico Christian Schnake.

"Partindo da premissa -bem sublinhada pela Igreja- de que a pessoa homossexual tem exatamente a mesma dignidade pessoal que a heterossexual, e que em conseqüência se rechaça toda atitude vexatória contra ela, o documento mostra os fundamentos científicos e filosóficos que permitem afirmar que este fenômeno não pode, entretanto, homologar a tendência heterossexual", indica o texto.

Na primeira parte se revisa literatura científica para definir a homossexualidade. Na segunda parte se analisam os dados obtidos e se fundamenta o julgamento moral negativo dos atos homossexuais. Finalmente, entregam-se argumentos para opor-se à equiparação jurídica dos casais homossexuais e as heterossexuais.