O Arcebispo de Westminster e Presidente da Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales, Dom Vincent Nichols, escreve um artigo por ocasião da próxima visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido no qual assinala que o Santo Padre permitirá que muitos entendam que "a fé em Deus não é um problema a ser resolvido, mas um dom que deve ser redescoberto".

No texto publicado no L’Osservatore Romano, titulado como o lema da visita "O coração fala ao coração", o Prelado comenta que "esperamos que a presença iluminadora e as palavras de Bento XVI ajudem a muitos em nossas terras a compreenderem que a fé em Deus não é um problema a ser resolvido, mas um dom que deve ser redescoberto. Para muitos em nossa sociedade a fé se converteu em um problema, em algo que deve ser escondido ou extraído da vida pública".

Entretanto, o prelado explica, "a verdade é muito distinta: a fé em Deus traz grande riqueza e alegria aos homens. É a liberação e a guia que procuramos, motivo de inspiração e perseverança, fonte de perdão e compaixão".

Dom Nichols afirma logo que "a visita de Bento XVI é, sem dúvida, um evento histórico. O convite foi feito por sua majestade a Rainha Isabel II. E será ela mesma quem receberá o Papa na sua chegada, em 16 de setembro em Edimburgo. Esta visita, marca ademais uma nova fase na longa e complexa história das relações entre os monarcas desta terra e o papado".

A visita do Santo Padre, prossegue o Arcebispo, começa com um evento que celebra o papel da educação católica no país: "Bento XVI poderá dirigir-se a cada escola de todo o território, graças a uma conexão de Internet e convidará as crianças, onde quer que elas se encontrem, a seguir os eventos de sua visita e a sustentá-lo com suas orações", disse.

O evento fundamental, ressaltou Dom Nichols, será a beatificação do Cardeal John Henry Newman que foi "um estudioso de grande profundidade, um escritor e poeta de méritos admiráveis, um sacerdote de paróquia muito querido por todos os que o conheceram. Era um homem que entendia que a mente e o coração deve andar ao mesmo tempo nas grandes empresas da vida, a maior das quais é a busca de Deus e da relação salvífica com Ele".

O Cardeal Newman, conclui o Arcebispo de Westminster, "falava e escrevia com eloqüência sobre a busca interior pessoal e da alegria que esta traz. Expressava o vazio da vida sem Deus com estas palavras: "se olhasse um espelho e não visse meu rosto, provaria o tipo de sentimento que em efeito se apodera de mim cada vez que examino este mundo frenético e não vejo o reflexo do seu Criador’".