O Papa Bento XVI enviou sua bênção apostólica aos participantes da próxima Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), e alentou as crianças e adolescentes a renovarem eficazmente a fé e ser missionários nos âmbitos onde se encontram.

No texto, o Papa expressou seu desejo de que o evento, que se realizará em 22 de agosto, "contribua eficazmente à renovação da fé e da vida cristã, de maneira que o zelo missionário, especialmente nos jovens e crianças, floresça no âmbito das diocese e desperte no coração de cada membro das igrejas locais, o desejo de compartilhar a perene missão que Cristo confiou à Igreja de anunciar o Evangelho a todas as gentes".

Por sua parte, o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Pe. Osvalde Leone, elaborou uma mensagem na qual assinala a necessidade do testemunho de vida de crianças e adolescentes para que contagiem seu ardor missionário. "A IAM é missionária saindo ao encontro de outras crianças e adolescentes para contagiá-los desse fogo missionário que recebeu como um dom, não para si mesma mas para outros", afirmou.

Nesse sentido, explicou que a IAM "deve motivar o compromisso das crianças e adolescentes primeiro na comunidade local, para logo motivar a uma cooperação missionária tanto espiritual e material a favor das crianças e adolescentes de outros continentes. Mas uma coisa não tira a outra, mas ambas se necessitam mutuamente para que sejam verdadeiros missionários".