O porta-voz da Arquidiocese de Guadalajara, Pe. Antonio Gutiérrez, afirmou que o Cardeal Juan Sandoval Íñiguez tem provas de que o chefe de governo do DF, Marcelo Ebrard, subornou os membros da Suprema Corte de Justiça da Nação (SCJN), para que permitissem as uniões homossexuais equiparadas ao matrimônio e a adoção de crianças por parte destes casais.

"Sim há sustento. O Cardeal estava falando com um fundamento: a informação que ele tem, e não só ele está informado, também outras pessoas", assinalou o sacerdote quem afirma também que o Cardeal “não se retratará” tal como pede Ebrard.

Depois de assinalar que o Cardeal não fará nenhuma declaração a respeito, o Pe. Gutiérrez também se dirigiu aos membros da Corte Suprema, e disse que não teme um possível voto de censura.

"Não temos temor. Que procedam. Por desgraça têm um poder absoluto e não há quem os questione, mas podem proceder como queiram", indicou o sacerdote, que assegurou que o arcebispado está preparado para responder qualquer demanda.