Em sua habitual catequese da Audiência Geral das quartas-feiras, celebrada no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI falou sobre São Pio X, a quem a Igreja celebra no dia 21 de agosto. Sobre este santo, o Papa afirmou que os fiéis podem aprender que só estando verdadeiramente apaixonados por Senhor, em uma profunda união com Ele, pode-se levar os homens a Deus para instaurar tudo em Cristo.

"O Pontificado de São Pio X deixou um sinal indelével na história da Igreja, caracterizado por um notável esforço de reforma, sintetizada no lema ‘Instaturare Omnia in Christo’, renovar todas as coisas em Cristo", disse o Papa.

Neste sentido, a Rádio Vaticano assinala que Bento XVI evocou as numerosas iniciativas de um Papa "que quando foi eleito no dia 4 de agosto de 1903 não se sentia à altura". São Pio X reorganizou a Cúria Romana, iniciou os trabalhos para a redação do Código de Direito Canônico, e a revisão dos estudos e do método de formação dos futuros sacerdotes com a fundação de vários seminários regionais. Deste modo se ocupou da formação doutrinal do povo de Deus, trabalhando para que se conseguisse elaborar um catecismo único.
"Como autêntico pastor que era tinha compreendido que a situação da época, devido ao fenômeno da imigração, fazia necessário um catecismo ao qual cada fiel pudesse fazer referência independentemente do lugar e das circunstâncias de vida. Como Pontífice elaborou um texto de doutrina cristã para a diocese de Roma, que se difundiu por toda a Itália e o mundo. Este catecismo chamado ‘de Pio X’ foi para muitos uma guia segura na aprendizagem da verdade da fé, graças a uma linguagem singela, clara, e precisa".

Do mesmo modo, o Papa Bento XVI recordou a atenção de São Pio X pela reforma da liturgia. "Ele afirmava que o verdadeiro espírito cristão tem sua primeira e indiscutível fonte na participação ativa nos Sacramentos, por isso favoreceu a freqüência cotidiana à Santa Comunhão, adiantando a primeira comunhão das crianças à idade de 7 anos".

O período histórico que lhe correspondeu viver, continuou, "levou-o a intervir condenando o modernismo para defender os fiéis de concepções errôneas", por isso em 1909 fundou o Pontifício Instituto Bíblico.

"Queridos irmãos e irmãs, São Pio X ensina a todos nós que na base de nossa ação apostólica, nos vários setores nos que trabalhamos, deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, que deverá cultivada e fazer que cresça a cada dia: esta é a base de todo o seu ensinamento e de todo seu compromisso pastoral. Só se nos apaixonamos pelo Senhor, seremos capazes de levar os homens a Deus e abrir-lhes ao seu amor misericordioso e deste modo abrir o mundo à misericórdia de Deus", concluiu.

Finalmente saudando os peregrinos em português o papa disse: “A minha saudação a todos os peregrinos vindos do Brasil, de Portugal e demais países lusófonos, com uma bênção particular para os alunos do Seminário do Verbo Divino, de Tortosendo: na vossa formação, empenhai-vos em seguir o exemplo dos grandes pastores como São Pio X, sendo sempre humildes e fiéis servidores da Verdade. Que Deus vos abençoe”.