Em uma celebração Eucarística no Santuário da Cova da Iria com a presença da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude o bispo emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva exortou os peregrinos à oração mas também à ação para a melhoria do mundo.

Dirigindo-se aos peregrinos durante a homilia da missa celebrada no recinto de oração do Santuário de Fátima, o prelado sublinhou a necessidade de “rezarmos, refletindo, corrigindo, prometendo e agindo. Não basta ficar na igreja ou aqui no santuário a rezar. O mundo precisa de nós!”, exortou.

Segundo a nota emitida pela Agência Ecclesia, do Episcopado Português, além de muitas famílias, participaram na celebração eucarística 17 grupos de peregrinos, oriundos de nove países. De Portugal destacou-se o grupo de jovens das dioceses de Leiria-Fátima e de Santarém. Este jovens tiveram este fim-de-semana em Fátima vários momentos de oração e, no final desta celebração dominical, foram-lhes entregues a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude e o Ícone mariano que os acompanhou aos jovens da diocese de Coimbra.

Estes símbolos atualmente em peregrinação por Portugal propõem, nas palavras do padre Pablo Lima, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, “um encontro profundo com Jesus Cristo e Maria; oferecer aos jovens das nossas comunidades o contacto e a experiência com tantos momentos de conversão à volta da mesma Cruz; acolher os jovens do mundo inteiro em nossa casa e criar uma «rampa de lançamento» da JMJ Madrid 2011 em Portugal”.

A propósito desta iniciativa, D. Serafim rezou “para que os jovens encontrem Cristo Salvador”.
O bispo rezou também “pelos migrantes, pelas vítimas de tantos males, tantas agressões” e vincou que é “preciso protestar, refletir, ajudar, prevenir, tudo isto é pedir a Deus a força para vencer as contrariedades”. O prelado emérito lembrou ainda as vítimas dos incêndios, a necessidade da  solidariedade em Portugal, e a solenidade da Assunção. Animaram a celebração o Coro do Santuário de Fátima e um Coro do Senegal, informou Ecclesia.