Um numeroso grupo de fiéis e peregrinos se encontraram na praça central da cidade de Castel Gandolfo em frente ao Palácio Apostólico Vaticano para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem em sua introdução refletiu sobre a Solenidade da Assunção de Maria, que a Igreja celebra hoje, sob cujo amparo encontra refúgio toda a humanidade.

“Assunção ao Céu da Mãe de Deus celebramos a passagem da condição terrena à beatitude celeste de Quem gerou na carne e acolheu na fé o Senhor da Vida”, disse o Santo Padre.

Seguidamente fez notar que a “veneração à Virgem Maria acompanha desde os inícios o caminho da Igreja e já desde o século IV surgem festas marianas: em algumas se exalta o papel da Virgem na história da salvação, em outras são celebrados os momentos principais de sua existência terrena”.

Deste modo recordou que “artistas de todas as épocas pintaram e esculpiram a santidade da Mãe do Senhor adornando igrejas e santuários. Poetas, escritores e músicos tributaram honras à Virgem com hinos e cantos litúrgicos”.

“Do oriente ao ocidente a Mãe do Céu é invocada como santíssima que traz o Filho de Deus nos braços, cuja proteção toda humanidade encontra refúgio com a antiga oração: À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mais livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita" - frisou o pontífice.

O Papa também refletiu em torno de Maria a partir do Evangelho de hoje, no que São Lucas “descreve a plenitude da salvação através da Virgem Maria. No seio de Maria o Onipotente se fez pequeno e Maria depois do anúncio do Anjo visita a sua prima Isabel para levá-la o Salvador do mundo. As duas mulheres, que esperavam a realização das promessas divinas, saboreiam agora a alegria da vinda do Reino de Deus, a alegria da salvação”.

Ao finalizar Bento XVI exortou aos presentes a confiarem em Maria que "assunta ao céu, não renunciou à sua missão de intercessão e salvação", citando as palavras do Papa Paulo VI.

Depois de ter rezado o Ângelus o Papa saudou os presentes em diversos idiomas e repartiu sua Bênção Apostólica.

Em sua saudação em português, o Santo Padre enviou "uma calorosa saudação aos peregrinos de língua portuguesa! Nossa Senhora ao ser assunta ao Céu fica mais próxima de seus filhos aqui na terra, intercedendo por eles junto a Jesus, e torna-se um sinal luminoso da vida futura que esperamos. Que Deus vos abençoe! Obrigado pela vossa visita!".