Em conferência de imprensa, na tarde de ontem, D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e Vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, dirigiu-se diretamente a D. Claude Schockert para agradecer a acolhida calorosa feita pela Igreja Católica de França aos portugueses emigrantes naquele país.

Dom Claude Schockert é Bispo de Belfort-Montbéliard e presidente do Serviço Nacional da Pastoral dos Migrantes de França. Ele preside nestes dias em Fátima a Peregrinação Internacional de Agosto, que integra a Peregrinação do Migrante e do Refugiado, organizada pela Comissão Episcopal da Mobilidade Humana.

 “Dou-lhe as boas vindas e, na sua pessoa, quero agradecer a toda a Igreja Católica de França pela acolhida que desde há 50 anos, pelo menos, dedicou e dedica a todos os portugueses emigrantes que ontem constituem na França por volta de um Milhão. Uma acolhida sempre muito fraterna, calorosa e próxima. É uma dívida de gratidão que Portugal e a Igreja Portuguesa tem para com a Igreja na França e, por isso, queria deixar aqui expresso este agradecimento”.

D. António Marto destacou a “importância particular” desta peregrinação em que participam milhares de emigrantes portugueses, isto porque, “são os irmãos que vêm às suas raízes espirituais neste santuário e que neste momento têm os seus problemas agravados pela crise mundial”.

Ontem no Recinto do Santuário de Fátima houve a vigília da peregrinação, a Eucaristia foi presidida por D. António Vitalino Dantas, presidente da Comissão Episcopal de Mobilidade Humana. O Serviço de Peregrinos anunciou como participantes neste momento de oração 46 grupos de peregrinos vindos de 15 países.