A Associação de Estudantes Universitários Católicos (FOCUS, pela sua sigla em inglês) é uma realidade em rápido crescimento nos campus universitários dos Estados Unidos. Atualmente, existem grupos FOCUS nos colégios de 28 estados (incluindo o District of Columbia ou D.C). Num comunicado, a associação dos universitários católicos anunciou que, para o ano letivo 2010-2011, outras 8 universidades entraram na lista, elevando o número total de campus geridos pelo FOCUS a 50.

Segundo a informação difundida pela Agência vaticana Fides, a cada ano, os missionários de FOCUS são enviados em equipes de quatro (ou mais) homens e mulheres nos campi universitários, a convite do bispo local e com o apoio do local Newman Center ou de uma pastoral universitária existente. Desde a sua fundação em 1998, a presença de FOCUS passou de quatro missionários que atendiam um único campus, a mais de 250 deste ano, que vão trabalhar em 50 campus.

"Estamos entusiasmados de ver a crescente demanda e o desejo dos missionários do FOCUS em todo o país", disse o fundador do FOCUS, Curtis Martin. "Os estudantes dos colégios têm uma profunda fome de amor e verdade. Os nossos missionários continuam respondendo ao chamado de Jesus Cristo e da Igreja oferecendo generosamente aos estudantes o Evangelho e suas vidas".

Em resposta ao chamado da Igreja por uma “nova evangelização", FOCUS busca comunicar o Evangelho aos jovens de maneira dinâmica e culturalmente relevante.