No próximo domingo, 15, a diocese de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, comemora seu primeiro centenário juntamente com as dioceses de Pelotas e Uruguaiana. Neste mesmo dia, a diocese de Porto Alegre foi elevada à categoria de arquidiocese, criando-se a província eclesiástica do Rio Grande do Sul.

As celebrações da diocese tiveram abertura oficial com missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo, no dia 15 de agosto de 2009, com a presença do bispo dom Hélio Adelar Rubert, padres, diáconos e uma caravana com 27 ônibus de lideranças da diocese, informou hoje a CNBB através do seu portal web.

No domingo, dia do aniversário da diocese, haverá o toque dos sinos em todas as igrejas e serão realizadas três atividades: missa com enfoque especial de Ação de Graças nos horários habituais de cada paróquia; descerramento da placa alusiva aos 100 anos da diocese na igreja matriz de cada Paróquia; e toque dos sinos em todas as igrejas ao meio-dia.

A conclusão das celebrações do centenário será na 67ª Romaria da Medianeira no dia 14 de novembro próximo com a presença dos bispos do Rio Grande do Sul e das relíquias do padre São Roque Gonzaléz e de São Pio X, papa que criou a diocese no dia 15 de agosto de 1910.