O Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, alentou os católicos a rezarem pelos 33 mineiros soterrados há uma semana na mina de São José, assim como por seus familiares e por aqueles que trabalham arduamente para resgatá-los.

Quando diversos meios assinalam que as probabilidades de encontrar com vida a este grupo de mineiros é cada vez mais baixa, o Cardeal precisou que "estamos muito unidos na oração a toda a diocese de Copiapó, a todos os familiares dos mineiros e de uma maneira muito especial a eles mesmos. Unidos também na oração aos que estão tratando de fazer o possível para resgatá-los".

"Não se deve esquecer que embora é certo existem falhas humanas e que estas desgraças podem ocorrer, Deus também vela pelas pessoas e estará perto das famílias dando-lhes ânimo, esperança, e também dos mesmos mineiros, que podem passar por situações muito difíceis por carência de alimento, de água, de ar. Sem dúvida que o Senhor fará mais suave, mais suportável esta situação tão dolorosa", afirmou o Arcebispo em declarações aparecidas na página web da Arquidiocese de Santiago.

O Cardeal Errázuriz acrescentou que "todos sofremos com esta situação e me alegra muito que tenham levado uma imagem da Virgem, que permanece com eles. Também a imagem de São Lourenço, de maneira que seus corações se elevem ao Pai dos céus e ponham nele sua confiança".

"Em suas mãos está nossa vida, está nossa dor; está também nossa esperança. Estamos muito unidos a todos eles, não só na dor, mas também no amor e na esperança", concluiu o Arcebispo do Santiago.

Por isso o Cardeal solicita aos fiéis rezar de maneira especial por este grupo de mineiros, suas famílias e as equipes de resgate nas Missas destes dias, de maneira especial no domingo 15 de agosto, Solenidade da Assunção da Virgem Maria.