No marco do primeiro dia do Congresso Eucarístico e Mariano que se celebra na cidade da Piura, no norte do Peru, o Arcebispo José Antonio Eguren recordou à multidão de fiéis reunida no estado Miguel Grau que "não há maior amor na terra que quando um sacerdote celebra a Eucaristia".

Ante a Cruz da Evangelização, a primeira trazida pelos missionários espanhóis a terras peruanas e acompanhado de diversos bispos presentes para este importante evento, o Arcebispo de Piura explicou que o desafio deste Congresso Eucarístico, neste terceiro milênio, está em "tomar sem vacilações a cruz, de atraí-la fortemente a nosso peito, de comprometermo-nos generosamente com Cristo em sua Igreja e ser os missionários, os apóstolos, as testemunhas que nossa Piura e nosso Tumbes necessita".

"Por isso estou seguro que meu sonho se fará realidade: este Congresso Eucarístico e Mariano renovará a todos para serem testemunhas mais convincentes de Cristo, impulsionar-nos-á com maior decisão como Igreja de Jesus Cristo a dar razão de nossa fé a todo aquele que nos peça isto, e com ela de nossa esperança. Porque a obra da Evangelização começada há cinco séculos em nossas terras não termina, e cada geração deve contribuir o seu nessa gesta que começa e só culminará quando Cristo venha ao final dos tempos, em sua última e definitiva vinda", acrescentou.

Depois de fazer votos para que este evento permita avançar na construção da civilização do amor, o Prelado ressaltou a importância de entender "que Jesus é a chave para nossa unidade. É em Cristo onde encontramos a Verdade que nos faz livre e o amor que constrói nossa comunhão fraterna", asseverou.