O Bispo Emérito de Hong Kong, Cardeal Joseph Zen Ze-kiun, expressou seu desejo de que a situação dos católicos na China melhore em meio aos problemas que existem neste país em relação à liberdade religiosa. O purpurado explicou que com a repressão, o testemunho dos fiéis resulta um meio fundamental para o futuro da Igreja Católica no gigante asiático.

Conforme informou ontem o L’Osservatore Romano, o Cardeal acompanhou nesta quarta-feira um grupo de nove salesianas chinesas que estiveram presentes na audiência geral com o Papa Bento XVI em Castel Gandolfo. Sobre a situação dos católicos em seu país o bispo recordou que "é importante seguir as linhas indicadas pelo Papa no ano 2007 em sua carta aos católicos da China" que em muitos lugares não tem a difusão devida por causa da repressão das autoridades.

Sobre as consagradas salesianas que fazem parte do Instituto Voluntárias de Dom Bosco que trabalham em Hong Kong e Macau, o Cardeal Zen disse que "o futuro da Igreja na China também passa pelo testemunho não aparente, mas particularmente eficaz dos católicos em meio das pessoas".

"O fato de que vivem em meio de pessoas e que estão comprometidos em ocupações ordinárias acrescenta um peso particular ao seu testemunho", explicou o prelado.