O Bispo de Talca, Dom Horacio Valenzuela animou os fiéis a realizarem uma cadeia de oração diariamente ao meio dia, pelos 33 mineiros sotterados há uma semana na mina de San José no Chile.

O Prelado, assinala a nota de Comunicações Talca, exortou a rezar Nosso Padre e um Ave Maria às 12:00h todos os dias, como uma forma de solidariedade espiritual com os mineiros, seus amigos e familiares.

O Bispo disse ademais que "Deus permite que das dores tiremos coisas boas, por isso esta dor tão imensa que ocorre com os mineiros é uma ocasião para que nos unamos como país e façamos força por eles (…) isto é uma espécie de parábola do que existe no Chile, já que dessa mina se extrai cobre que tem muito bom preço, por isso esta tragédia nos faz perceber que o verdadeiro tesouro e riqueza são quão mineiros que estão soterrados".

Seguidamente assinalou que "fazer oração sempre será uma oportunidade para nos unir como país, e sem dúvida o resultado será melhor. Eu os convido a rezar onde seja: no trabalho, na escola, no ônibus, em casa. Graças a isto as famílias dos mineiros não estarão sozinhas em sua dor".

"Isto também é uma oportunidade para revisar o que ocorre na mineração, as condições em que trabalham seus trabalhadores, em especial nos aspectos de segurança", acrescentou.

Ao concluir a conferência de imprensa Dom Horacio Valenzuela manifestou que a capela de Adoração Eucarística Perpétua, a primeira no Chile e localizada em Talca, é um lugar apropriado para desenvolver esta cadeia de oração. Suas portas estão abertas permanentemente para que as pessoas se encontrem com o Senhor e rezem.

Por sua parte, em declarações à imprensa, o Ministro da Mineração do Chile, Laurance Golborne, indicou sobre os mineiros desaparecidos que "as probabilidades de encontrá-los com vida são baixas".