O Bispo Auxiliar de Durango, no México, Dom Enrique Sánchez Martínez, pediu às autoridades que combatam a impunidade e a corrupção na vida política porque estas realidades contribuem a feroz delinqüência organizada que sacode o país.

Em uma reflexão difundida no site da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), o Bispo recorda que "a crise de insegurança e violência, provocou a organização de grupos sociais que procuram fazer sentir sua frustração social. Constantemente existem queixas de que não há garantias de segurança e também pela impunidade em que ficam muitos delitos do crime organizado".

O Bispo também recordou que a corrupção "é uma forma de violência que, ao inocular-se nas estruturas de serviço público, transforma-se em delinqüência organizada", já que "de maneira descarada se impõe ‘a mordida’ como condição aos cidadãos para receberem um benefício ou serviço gratuito. Este tipo de delinqüência se defende a si mesmo de maneira violenta, chegando inclusive a gerar mortes para ocultá-la e o desprezo, difamação e isolamento dos funcionários que não participam deste ilícito".

Dom Sánchez recordou que "a segurança dos cidadãos é tarefa do Estado" e "o objetivo das políticas do Estado deveria ser orientado a liberar as pessoas do medo a serem agredidos ou despojado do necessário para viver. Este seria o caminho para o fortalecimento das capacidades do Estado".