O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Bergoglio, agradeceu o testemunho dos consagrados e consagradas de sua arquidiocese e recordou que a pessoa consagrada é "uma ponte para Deus para todos aqueles que se encontrem com ela".

Em uma carta com motivo do Dia da Vida Consagrada, que será celebrada no próximo 8 de setembro às 19 horas com uma Missa na Catedral, o Cardeal Bergoglio assegura que sem os consagrados "a vida seria muito mais pobre porque eles são sinais de gratuidade e de amor ainda mais em uma cultura que corre o risco de afogar-se no rodamoinho do efêmero, do funcional, do auto-referencial".

O Cardeal afirma que "a Vida Consagrada testemunha e expressa com força que Deus e o homem se buscam mutuamente, que o amor os atrai. A pessoa consagrada, só pelo fato de viver e testemunhar sua consagração, é uma ponte para Deus para todos aqueles que se encontrem com ela; ela os recorda e os remete a Deus".

"A Vida Consagrada testemunha a incondicionalidade do amor que impulsiona a perder a própria vida como resposta à superabundância de amor do Senhor que nos ‘deu prioridade’ dando sua vida por nós. Daí que, por essa profunda consciência de ser pessoas salvas, vocês estão chamados a ser de modo especial testemunhas da misericórdia do Senhor. A Vida Consagrada é uma escola de reconhecimento humilde de pobreza e de confiança na misericórdia de Deus", acrescenta.

Do mesmo modo, alenta os consagrados "que sentem o peso da fadiga diária com escassas gratificações humanas, nos de idade avançada, nos doentes, em quem passa por um momento difícil. Nenhum de vocês é inútil: são um dom precioso para a Igreja e para o mundo sedento de Deus".