Esta manhã na localidade italiana de Assis o Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal brasileiro Claudio Hummes, celebrou a Santa Missa na Igreja de Santa Clara, quem a Igreja recorda hoje, e assinalou que o exemplo desta mulher brilha por seu seguimento de Cristo na pobreza e na perfeita humildade.

Depois de recordar que dentro de pouco será celebrado o Jubileu pelo oitavo Centenário da Fundação da Ordem, o Cardeal assinalou que Santa Clara aprendeu de Jesus que sendo Deus se fez pobre e serve a todos pela salvação dos homens e mulheres.

Conforme assinala Rádio Vaticano, o Cardeal aludiu logo a São Francisco de Assis e o influxo que exerceu sobre Clara: para ambos a pobreza era antes que nada uma forma radical para amar e seguir a Cristo, pobre e humilde, como é apresentado nos Evangelhos.

Nesta pobreza, acrescentou, "o grande mistério da Kénosis, quer dizer a encarnação do filho de Deus em nossa debilidade, e portanto sua humilhação na encarnação, paixão e morte em cruz".

Comentando logo a situação da sociedade atual onde se dá prioridade ao dinheiro e ao poder, o Prefeito indicou que uma pobreza como a demonstrada por Clara e Francisco poderia parecer uma limitação e uma desgraça. "Em troca nestes Santos se mostrou como caminho de liberdade interior, de adoração a Deus e de serviço amoroso aos outros".

"O carecer de propriedades, fazendo somente uso das coisas, faz-nos verdadeiramente livres da busca desenfreada das riquezas materiais que muitas vezes ferem a quem não tem nem sequer o necessário para viver dignamente", concluiu.