O Arcebispo de Benevento (Itália), Dom Andrea Mugione, que presidiu ontem uma Missa pelos 100 anos da ordenação sacerdotal do Santo Pio de Pietrelcina, o Padre Pio, e assinalou que o exemplo deste presbítero que se entregou por completo à Igreja de Cristo e ao serviço de outros, deve alentar os católicos a "responderem incondicionalmente à vontade de Deus".

Em diálogo com a Rádio Vaticano e ao recordar que o santo capuchinho foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910, o Prelado assinalou que "este centenário da ordenação é verdadeiramente um momento especialíssimo de oração, de graça e também de reflexão".

Logo depois de comentar que o Padre Pio considerava que tinha uma especial vocação a "fazer-se vítima sacrifical para expiar o pecado no mundo e pela conversão de toda a humanidade", o Prelado recordou que o Santo de Pietrelcina obteve a permissão para ordenar-se aos 23 anos por causa das diversas enfermidades que sofria que o faziam pensar com freqüência em uma pronta morte.

Comentando o dom de Deus para o santo sacerdote italiano quem levou durante anos os estigmas do Senhor, o Arcebispo referiu que "sublinhamos muito o ícone do Cristo Crucificado para o Padre Pio, mas devemos acrescentar que o ícone verdadeiro é o de Cristo Crucificado. É também aquele do Cristo Crucificado e Ressuscitado, porque ao final ele sempre nos comunica a alegria de viver".

Finalmente indicou que o Santo de Pietrelcina vivia na terra "virtualmente na eternidade e soube viver o Evangelho com a vida transformada em Cristo e por Cristo".