O Arcebispo de Glasgow (Escócia), Dom Mario Conti, definiu a próxima viagem do Papa Bento XVI ao Reino Unido, que se realizará de 16 a 19 de setembro, como um "momento histórico e de graça" no qual o Santo Padre alentará um novo vigor à fé dos católicos.

Em uma carta pastoral difundida este domingo, informou a Rádio Vaticano, o Prelado exorta os fiéis a acolherem com entusiasmo a visita do papal que é um "privilégio" para a Arquidiocese de Glasgow.

"Este tipo de visitas –assinala o Arcebispo– são um acontecimento único e esta é apenas a segunda que realiza um Pontífice na longa história de nosso país".

"Necessitamos a presença de Simão Pedro para dar novo vigor à nossa fé e uma renovada força para enfrentar as dificuldades e aliviar a dor da Igreja, pois cada um de nós se encontra indevidamente em um mundo imperfeito em contínua transformação", indica Dom Conti.

Depois de agradecer o notável entusiasmo mostrado pelas autoridades escocesas e cidadãs na preparação da acolhida do Santo Padre, o Arcebispo de Glasgow sublinha a importância da preparação espiritual para a visita, para o qual indica que em 15 de agosto, Solenidade da Assunção da Virgem Maria, a Arquidiocese lançará um mês especial de preparação em todas as paróquias.

Bento XVI se encontrará em Edimburgo com a rainha Isabel II no Palácio Real de Holy Rood House, e presidirá uma Eucaristia no parque Bellahouston de Glasgow.