O Arcebispo de León, Dom José Guadalupe Martín Rábago, pediu que seja feita uma investigação sobre as polêmicas denúncias de certos grupos feministas que asseguram a existência de mulheres encarceradas por terem abortado no México, porque as autoridades estatais negam que isto seja verdade.

Em declarações difundidas pelo jornal Universal, Dom Martín comentou que indagou com as autoridades sobre o tema e estas lhe asseguraram que não existe nenhuma mulher encarcerada por aborto.

"Que se faça uma investigação!, sim me interessaria saber o que há", disse o Arcebispo e explicou que as autoridades estatais descartaram que exista uma mulher encarcerada por ter abortado.

"Eles me repetiram isso uma e outra vez. Aqui resta, pois, por investigar o que é o que realmente se está acusando quando se afirma que há mulheres encarceradas por terem abortado", indicou.

Alguns grupos feministas lançaram uma campanha a favor do aborto legal no país alegando que há seis mulheres que foram processadas e sentenciadas a penas de até 30 anos pelo delito de homicídio em relação familiar.