O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, pediu a São Caetano proteger a fé dos argentinos porque a cultura onde se vive é cada vez mais pagã, já que quer tirar Deus do âmbito público e relegá-lo às sacristias.

"Uma coisa é ser pagão se a pessoa nasceu em uma cultura que não conhece ainda a verdade do Evangelho e a bondade de Jesus Cristo. Mas para nós, fazer como se Jesus Cristo não tivesse vindo a nos salvar, é dar um passo muito atrás", expressou o Cardeal ante os milhares de fiéis reunidos com motivo da festa de São Caetano.

O Arcebispo recordou que a Argentina foi marcada "com o sinal da cruz" e portanto pertence a Cristo, que a comprou com seu Sangue. "Se em algo falham nossos valores é porque não os vivemos com profundez. Não é que tenhamos que substituí-los por outros mas temos que nos arrepender de não havê-los guardado bem e começar a vivê-los em toda sua plenitude", assinalou.

O Cardeal Bergoglio exortou a não negar a herança cristã que formou o país, porque do contrário "é como querer não ter história. É como se escolhêssemos ser órfãos, gente desamparada, que tem que começar de zero sem contar com o tesouro da sabedoria de nossos maiores".

O Cardeal também pediu a São Caetano por "todas as necessidades de nossa vida: a saúde, o pão, o trabalho… Também pedimos amparo ante a insegurança que produz tanta violência desatada em nossa sociedade. Mas junto com estas coisas pedimos de maneira especial amparo para nossa fé. Pedimos-lhe que proteja, conserve e aumente nossa fé".