O presidente do Instituto de Política Familiar (IPF), Eduardo Hertfelder, qualificou o atual governo executivo espanhol como o pior governo da democracia nos temas referentes à família”, por isso pediu uma imediata retificação.

Hertfelder assinalou que no que leva o PSOE como governo, não desenvolveu nenhuma política de promoção e amparo à família espanhola, nem cumpriu com suas promessas eleitorais.

Entre as promessas descumpridas está a criação de uma Secretaria de Estado de Políticas familiares, o Plano Integral de Apóio à Família 2005-2008, o Observatório da Família, entre outros.

O presidente do IPF denuncia que pelo contrário, o governo se empenha em promover medidas que afetam a família, como a lei de extensão do divórcio, a lei que equipara as uniões de homossexuais ao matrimônio e a família, assim como sua marginalização do Orçamento Geral do Estado 2005.

Hertfelder assinala que inclusive, não se estabeleceu um diálogo com os agentes sociais, peritos, organismos e associações familiares.

Finalmente, indica que do IPF se pede ao governo uma mudança substancial em sua política que permita um verdadeiro amparo da família e do matrimônio.