O Primaz da América Latina, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, presidiu este domingo na Catedral desta cidade a Missa com a que se iniciou o Ano Jubilar pelos 500 anos da criação da Arquidiocese de Santo Domingo (República Dominicana), a primeira da América Latina, criada pelo Papa Julio II em 8 de agosto de 1511. 

Antes da Eucaristia se realizou uma procissão que se iniciou no convento dos dominicanos até chegar à Catedral Primaz da América. Na Catedral se reuniram diversos grupos pertencentes a movimentos apostólicos, escolas, colégios, universidades e paróquias.

Conforme informa a imprensa local, na Missa o Cardeal López Rodríguez fez uma recordação dos até agora 499 anos da Arquidiocese e animou os católicos a viverem este ano em ação de graças. Do mesmo modo, assinalou que este deve ser um tempo de conversão, de reconciliação com Deus e com os irmãos para viver uma vida cristã, apostólica e agradecida.

O Arcebispo disse ademais que a Catedral de Santo Domingo, imponente templo iniciado em 1523 e terminado em 1541, será o centro das celebrações. Além desta igreja, também se realizarão peregrinações aos seguintes lugares: Santuário Nacional do Santo Cristo de Bayaguana, a Paróquia Espírito Santo, Paróquia Espírito Santo de Villa Mella; Paróquia Santo Antonio de Pádua em Los Alcarrizos e a Paróquia São Vicente de Paula do bairro Los Mina.

O Cardeal entregou a um grupo de párocos a "cruz evangelizadora" que percorrerá todas as paróquias do país até o dia 8 de agosto de 2011 quando termine o Ano Jubilar.

Na Missa o Primaz da América Latina esteve acompanhado pelo Núncio Apostólico, Dom Józef Wesolowski.