O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, explicou que é positivo o retiro de um processo de três pessoas que alegavam ter sofrido abusos sexuais por parte do clero nos Estados Unidos, apresentado em 2004, já que foi demonstrado que este não tinha fundamento.

Em declarações à imprensa sobre o retiro de um processo judicial em Kentucky, Estados Unidos, contra a Santa Sé, o Pe. Lombardi assinala que a notícia foi recebida no Vaticano "com satisfação".

"Naturalmente –disse logo–, isto não significa em modo algum minimizar o horror e a condenação dos casos dos abusos sexuais, assim como a compaixão pelo sofrimento das vítimas".

Como ressaltou o advogado do Vaticano nos Estados Unidos, Jeffrey Lena, e o Pe. Lombardi também destacou em informação recolhida pela Rádio Vaticano, "a justiça ante as vítimas e o amparo dos menores devem ser sempre o objetivo prioritário".

"Entretanto –conclui– é positivo que uma causa que durou quase seis anos, sobre uma suposta implicação de responsabilidades da Santa Sé na ocultação dos abusos de menores, e que teve fortes e negativas repercussões na opinião pública, demonstrou ser infundada".